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Um novo tempo na gestão de pessoas

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Como os líderes precisarão se atentar às mudanças e adequar suas posturas na gestão de pessoas

A pandemia forçou uma adaptação brusca das marcas e empresas, que precisaram decretar um novo tempo. Essa mudança radical no cotidiano de todos, além de ficar marcada na história, no comportamento e na maneira das pessoas encararem o mundo, mostra que é preciso estar aberto ao debate e tentar entender o presente e futuro do consumo e do varejo para saber se posicionar. Recentemente vimos um dos maiores empresários do Brasil, Abílio Diniz, postar uma foto sozinho no escritório. Quem imaginaria algo assim há um ano atrás? A operação que ele coordena obviamente não parou, mas este é apenas outro sinal de novos tempos e do quanto é importante saber lidar com o colaborador do amanhã, com o líder do amanhã.

E o que os líderes da atualidade pensam?

A pesquisa “Consumidor do Amanhã”, realizada no evento Global Retail Show, que reuniu mais de cinco mil entrevistados em 17 países, mapeou as amplas e profundas mudanças no comportamento dos consumidores a nível global, mostrou uma série de alterações estruturais, concluindo que a pandemia serviu como pausa para reflexões, redefinição de paradigmas e propiciou um novo olhar para uma nova priorização de objetivos. Toda esta apuração ajuda a entender este novo perfil de profissional que começa a emergir. A pesquisa mostrou que 71% dos entrevistados acredita que terá maior uso de home office e trabalho à distância nos próximos 5 a 10 anos e 54% acredita que haverá maior presença de trabalhadores autônomos, freelancers e horários flexíveis no mesmo período. A maior parte dos executivos das empresas adotará novos modelos de trabalho e gestão, implantando formatos de trabalho flexíveis, trabalho remoto, maior uso de tecnologia, aceleração e simplificação do processo decisório e de inovação.

Mas quais serão os desafios deste novo momento?

Toda mudança traz desafios, desta vez não será diferente! O impacto é maior quando se trata da gestão de pessoas: a tendência é que haja maior dificuldade em estabelecer a cultura da empresa, menor engajamento e senso de pertencimento, mais problemas de comunicação com e entre as equipes, assim como os líderes terão de gerenciar o aumento da pressão e do estresse ainda mais evidentes pelas incertezas do período.

Os executivos e executivas entrevistados foram unânimes em afirmar que não há certezas ou fórmulas prontas, mas que todos estão testando alternativas, atentos com a adoção de novos modelos de trabalho, bem como na implementação de novos métodos de gestão. E essa necessidade provocará a adoção de técnicas e métodos de gestão ágil, associados a um intenso processo de feedback e desenvolvimento.

Como estamos lidando com este processo na Partage Shopping?

Dentre tantas novas atitudes, uma das decisões que trouxe um novo gás para a equipe comercial, uma equipe onde a motivação faz total diferença na obtenção de resultados, foi a criação de webinars. Durante todo o período de distanciamento social fizemos bate-papos virtuais com heads de expansão de grandes players do mercado, onde trocar ideias, experiências e estreitar relacionamentos foram apenas alguns benefícios. “Foi uma ótima oportunidade para termos um contato mais próximo com os gerentes de expansão de grandes redes, o que nos ajuda a trazer cada vez mais candidatos qualificados para fortalecer o mix de lojas da Partage Shopping”, comenta Adriano Capobianco, diretor comercial da Partage Shopping.

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