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Páscoa e o varejo: Dicas para vendas de última hora.

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A semana que antecede feriados festivos é sempre repleta de clientes que deixaram as compras para o último momento. Assim, separamos neste artigo algumas dicas para você não perder oportunidades.

       1. Reforce seu atendimento

Se o seu segmento é de doces e chocolates, existem grandes possibilidades da sua loja ficar cheia. Aqui a preparação é a chave para esse desafio, além de contratar mais funcionários para essa época outra opção é repensar a jornada de compra do cliente dentro de sua loja, detalhes como ter os produtos e preços com fácil localização e processos ágeis de pagamentos podem aumentar consideravelmente suas chances de vender mais.

       2. Nem só de chocolate se faz uma Páscoa

Datas comemorativas com significado religioso pedem muito cuidado e respeito, o que possibilita uma ótima oportunidade para fortalecer as relações com os clientes e gerar empatia com suas crenças e valores através de ações de aproximação e sentimentos de gratidão nas comunicações em meio às estratégias de vendas.

       3. Combos e promoções para o feriado

Você não precisa vender chocolates para absorver o público nesta época. Combos e promoções com descontos atrativos sempre foram queridos pelos consumidores e uma ótima possibilidade de aproveitar a permanência e o fluxo dos clientes no ambiente de sua loja.

As oportunidades dessa época também estão favoráveis para quem não está no circuito dos doces pascais, aproveite estratégias como: vales-brindes, prazos especiais, sorteios, cupons, promoções combinadas em parceria com outras lojas, utilização dos espaços comuns para shoppings e eventos como uma divertida caça aos ovos, entre tantas outras, a criatividade é sempre bem-vinda.

Se você está em um shopping, ações como essas podem ser ainda mais facilitadas se feitas em parceria com o marketing da organização, temos muitos cases de sucesso em nossas unidades, e um está acontecendo no Partage Shopping Rio Grande, que além de atrair o público ainda reforça a importância de ações inclusivas e sustentáveis.

       4. Use mídias sociais

Uma das vantagens dos meios digitais é que eles permitem o uso da espontaneidade, além disso as pessoas estão mais dispostas a interagir com as marcas de forma mais próxima, quando há algum tipo de incentivo para isso. Portanto use os recursos de cada rede, publique suas ações e promoções, faça stories, crie desafios ou outras formas que gerem atratividade e ajude seu consumidor que deixou para a última hora as compras da data comemorativa.

       5. Garanta que seu cliente volte depois do feriado

O ciclo das vendas é sempre contínuo, mesmo que seu produto não esteja no perfil de compra recorrente, portanto é imprescindível construir um relacionamento com seu cliente, para que ele decida novamente pelo seu produto e pelo seu jeito de vender.

Se aumentar as vendas em datas comemorativas é bom, fazer com que esses clientes voltem porque tiveram uma boa experiência em sua loja, é ainda melhor não é mesmo?!

Para isso acontecer invista em uma boa estratégia de pós-venda, aproveite a oportunidade para conhecer melhor o perfil do cliente, tenha o hábito de fazer um histórico da compra, com percepções dos vendedores, se não tiver, crie um canal para coletar a opinião sobre seus produtos/serviços e use desse conhecimento para melhorar sempre seus processos e se comunicar novamente com seu cliente.

Em períodos de grande volume de compras, os clientes são atraídos por quem oferece mais vantagens, dicas simples como essas, se afinadas com o interesse de seu público podem aumentar consideravelmente seus resultados. Boas vendas!

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