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Impulsione suas vendas

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As datas comemorativas são de extrema importância para o varejo. Afinal, elas são as principais responsáveis por impulsionar as vendas para qualquer empresa do setor.

Nesse segmento, uma das grandes técnicas nesse sentido é criar um calendário promocional. Ao organizar as datas com antecedência, as lojas conseguem se preparar e criar estratégias para as oportunidades sazonais.  

Dia das Mães (10/5)

Essa data é muito importante para o varejo no primeiro semestre do calendário anual. Isso porque as pessoas fazem questão de presentear mães, avós e esposas, o que dá às lojas a oportunidade de fidelizar clientes e fechar grandes vendas. Por isso, é preciso dar atenção ao período com antecedência e fazer os investimentos necessários para aproveitar todo o potencial da comemoração. 

Quando se fala em vitrine e decoração, a loja precisa encantar à primeira vista. Deve fazer com que o cliente pense: “minha mãe merece isso!”. Lembre-se de que aqui a venda vai muito além do produto em si. O consumidor está procurando algo que traduza o amor que ele sente por essa mulher importante. Por isso, vale a pena destacar e trabalhar em cima de alguns produtos mais especiais.

 

Dia dos Namorados (12/6)

Durante o período, as pessoas se dedicam muito à escolha de um presente especial. E um ponto de atenção aqui é que não são apenas namorados que trocam lembranças, muitos esposos e esposas também seguem a tradição. Dessa maneira, é primordial estar preparado para agradar e atender a parceiros nas mais variadas fases do relacionamento, com diferentes perfis e orçamentos. 

Nesse sentido, é preciso focar em produtos diversificados e trabalhar descontos, promoções, combos e kits para todos os gostos e bolsos. Outro diferencial é a dedicação à embalagem especial e um cartão para o cliente escrever uma mensagem para a pessoa amada que pode ser decisório na hora de fechar uma boa venda. 

Dia de São João (24/6)

Mirar em marcos regionais também é um ótimo método para aumentar o faturamento. Em Mossoró (RN) e Campina Grande (PB), por exemplo, o mês de junho é cheio de atividades que movimentam o comércio local. 

Durante o mês de junho, há um grande aumento no número de turistas na região, o que dá aos comerciantes a chance de atrair esse público para as lojas e fechar grandes negócios. Essa data deve estar em destaque no calendário promocional do comércio local.

Dia dos Pais (9/8)

Comemorada no segundo domingo de agosto, a campanha de Dia dos Pais pede capricho no mix de produtos. Um caminho é trabalhar os principais lançamentos junto com promoções que a loja sabe que funciona. Dessa forma será possível alcançar todos os perfis de pais. 

Prepare uma área especial para destacar esses produtos. Assim, você prender a atenção e não dispersa quem vai presentear. Para as lojas pequenas, vale apostar em uma prateleira decorada ou um totem. Já as lojas maiores podem investir sem medo nos displays e até montar cenários temáticos para promover sua campanha de Dia dos Pais. 

Dia das Crianças (12/10) 

Nessa data, é importante estar pronto para atrair não apenas as crianças, mas principalmente os pais – que são os responsáveis por fechar a venda. Para entreter os pequenos, uma dica é contar com recreação, balões e até lanchinhos. Já para os adultos, é preciso oferecer boas promoções e condições de pagamento.

Netos, sobrinhos e afilhados também são presenteados no Dia das Crianças. Isso dá à loja a chance de garantir compras maiores por meio de combinação de produtos e descontos especiais. Lembre-se que o varejo físico sai na frente do virtual porque a criançada pode ver de perto o presente antes da compra. Característica que não pode ser deixada de lado na hora de atrair os clientes.

  

Black Friday (29/11)

A última sexta-feira de novembro já se consolidou com uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro. Isso porque a Black Friday é esperada com ansiedade pelos consumidores, que começam a pesquisar preços ainda em outubro. Isso torna primordial para as lojas um trabalho de pré-campanha, antecipando algumas ofertas ao longo de todo o mês. Essa estratégia ajuda a estimular que o cliente volte à loja no dia do evento e maximize os lucros. 

Mas é preciso ter muita ética e comprometimento para garantir promoções reais, que beneficiem verdadeiramente o consumidor. Dessa forma, a marca será lembrada como confiável e referência – inclusive para as próximas compras, no Natal. É importante ter em mente que essa data não pode ser subestimada. Além de ser uma oportunidade de vender mais, ela também é muito efetiva na fidelização de clientes e na queima de estoque para a próxima estação. 

Natal (25/12)

Com famílias, empresas e grupos de amigos dispostos a presentear, o Natal se consagrou como a data mais importante para o comércio. Durante as festividades, as vendas atingem os patamares mais altos do ano. Muitos clientes chegam à procura de presentes para mais de uma pessoa, fato que deve ser aproveitado pelas lojas. Invista em vantagens especiais para compras acima de determinado valor, descontos progressivos e brindes temáticos para aumentar as chances de fechar as vendas. 

Não deixe de oferecer também os vales-presente! Muitas vezes as pessoas fazem questão de dar uma lembrança, mas não sabem o que comprar. Com esse trunfo, você fecha a venda mesmo assim e ainda ganha um novo cliente quando o presenteado for fazer a troca na loja. O Natal também pede muito capricho, bom gosto e criatividade na decoração. Em especial, das vitrines. Ela deve despertar o espírito natalino logo de cara, para atrair o público para dentro.

Com a loja cheia, é preciso ainda estar preparado para garantir excelência na hora de fechar as vendas. Trabalhe para que a espera nas filas não seja longa, que o sistema seja eficiente, as máquinas de cartão rápidas e os leitores de código de barras estejam prontos para a data comercial mais importante do ano. 

De olho na economia 

Ficar atento às oscilações econômicas também é ponto-chave para o bom aproveitamento do calendário promocional. Uma pesquisa do IBGE, de setembro de 2019, apontou um crescimento na produção industrial de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul. Fato que favorece os lojistas de Betim (MG) e Rio Grande (RS), por exemplo. 

Com a melhora na indústria, os trabalhadores desse setor têm mais poder de consumo. Logo, a probabilidade deles gastarem com lazer, entretenimento e compras é muito maior. Esse exemplo mostra ainda a importância de estar pronto para atrair o cliente não apenas nas principais datas do varejo, mas sempre que ele estiver propenso a comprar mais.

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