Blog | Partage Shopping | Com você, transformando cidades e pessoas!

Expansão de franquias: 4 dicas para crescer o seu negócio e ser um multifranqueado

5 minutos para ler

De acordo com dados da ABF – Associação Brasileira de Franchising, no Brasil, o número de abertura de franquias e multifranquias está aumentando. A expansão e profissionalização do mercado de franquias demonstra a solidez desse setor e uma melhoria no cenário econômico. 

As vantagens de montar uma franquia, em relação a iniciar o próprio negócio do zero, são diversas. Iniciar um negócio que já foi testado, aprimorado e validado, é uma das maneiras de minimizar o risco. 

Além disso, boas franquias oferecem a seus franqueados, a facilidade de comercializar marcas consolidadas no mercado, o que pode levar anos para acontecer em um negócio tradicional. 

Após estruturar uma unidade franqueada e começar entender o funcionamento do negócio o empresário que quer expandir seus ganhos além das possibilidades máximas de sua unidade pode começar a avaliar a possibilidade de uma expansão e de se tornar um multifranqueado. 

Dar esse passo, no entanto, não é simples, mas muito possível. Ter mais de uma loja significa saber implementar processos vencedores, pensar estrategicamente e organizar o tempo para não descuidar de nenhum dos pontos comerciais. 

Se você está nessa fase do crescimento de seu negócio, confira as dicas que separamos para te ajudar a expandir!

Dicas para sua expansão de franquias

1. Comece pelo que você já sabe fazer

Um multifranqueado pode ter franquias em diversos setores, mas para quem está começando, a recomendação é partir para uma segunda unidade da rede a qual você já está associado. Há diversas vantagens nisso, uma delas é a experiência adquirida com o negócio atual.  

Se você tem uma franquia estruturada, já entende do negócio e conhece o seu público. Além disso, o nível de volume de estoque pode contribuir para um aumento na margem de lucro, uma vez que você fará compras maiores do mesmo tipo de produto, no mesmo lugar. 

Expandir dentro da mesma rede de franquias pode ser estratégico afinal, você crescerá em um mercado que já conhece e saberá como superar eventuais períodos de baixa nas vendas do setor, assim como aproveitar da melhor maneira os períodos de mais movimento.

2. Implemente processos 

Gerenciar dois pontos comerciais não significa necessariamente ter o dobro do trabalho ou dedicar o dobro do tempo à empresa. Parte considerável desse esforço pode ser otimizada se você souber implementar processos. Isso vale para toda a cadeia da sua empresa, desde compras à gestão do estoque, venda e pós-venda. 

Processos eficientes e uma equipe bem treinada, permitirão a você dedicar mais tempo à estratégia do negócio. Para isso, invista na organização do estoque, da vitrine, capacitação da equipe com processos de venda claros. Busque também ferramentas para te ajudar na implementação de processos financeiros, operacionais, logísticos e comerciais.

Implementar indicadores de produtividade e ter critérios claros de como medir o desempenho das pessoas e do negócio são necessários para avaliar o bom desempenho dos processos.

3. Não se limite a uma única marca

No começo do texto destacamos os benefícios de abrir mais de uma unidade da mesma franquia.  No entanto, em uma segunda fase, diversificar a marca pode ser uma estratégia interessante. Ainda que você esteja consolidado no seu segmento, é preciso levar em conta que o mercado é dinâmico e mudanças sistêmicas podem afetar o seu ramo de atividade. Por isso, explorar novos negócios também tem seus benefícios.

Vale dizer que algumas áreas de atuação são impactadas por períodos sazonais com menos vendas, assim como épocas de maior volume de vendas. Por essa razão, ter negócios de segmentos diferentes pode ser uma vantagem competitiva. Deixando você menos exposto a oscilações normais do mercado. 

De acordo com a ABF, no Brasil, 68% das redes de franquias possuem clientes multifranqueados. Nos Estados Unidos, onde o modelo de franchising está mais consolidado, há empresários que possuem mais de mil franquias em diferentes setores.

4. Conte com o apoio de parceiros estratégicos

No mercado de franquias contar com bons parceiros estratégicos pode fazer toda a diferença na hora de expandir. Há diversas formas de fazer isso. 

Abrir uma segunda unidade com um sócio que possua competências complementares à sua pode ser uma forma de trazer para a sua empresa um repertório novo e gerar impulso a essa etapa de crescimento. 

Outra dica é contar com a própria Associação Brasileira de Franchising (ABF), que incentiva o sucesso de multifranqueados. 

Em 2018, a organização levou um grupo desses empresários ao principal evento do mundo dedicado a quem possui mais de uma franquia, a 18ª Multi-Unit Franchising Conference, que aconteceu em Las Vegas,

Contar com o apoio do shopping onde sua loja está instalada é outra maneira inteligente de planejar a expansão. Pois, o shopping conhece diversos segmentos e pode dar um auxílio estratégico na escolha do ramo de atuação, marca e local. 

Por exemplo, na Partage Shopping, a visão de longo prazo e antecipação de tendências do mercado são características marcantes aplicadas na gestão dos shoppings. A equipe da Partage Shopping, oferece suporte estratégico e isso faz toda a diferença para lojistas que querem investir na expansão de franquias.

Agora que você já sabe a importância do shopping como parceiro estratégico, já pode entrar em contato conosco para entender que forma podemos te auxiliar a ser um multifranqueado

Posts relacionados

Deixe um comentário