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Dia dos pais e as compras de última hora

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O dia dos pais está chegando e com ele a oportunidade de aumento do faturamento das lojas. A data vem ganhando relevância ano após ano e, em alguns segmentos, só perde para o dia das mães. Há muito tempo que presente de dia dos pais vai além de sapatos, cintos, camisas ou mesmo pijamas. 

Ainda que esses itens tenham expressivo aumento de vendas nessa época do ano, há uma variedade de outros produtos e serviços que estão crescendo em termos de interesse por parte dos pais e podem representar novas oportunidades. 

Um levantamento do Google revelou que a maioria dos pais não se sentem representados pelas campanhas publicitárias de dia dos pais. Além disso, boa parte deles preferiria ganhar presentes diferentes dos que recebe.

 Como aumentar as vendas no dia dos pais?

Entender a jornada do cliente é sempre uma boa forma de encontrar soluções criativas para incrementar as vendas. Por isso, é dever do empreendedor se colocar no lugar do cliente para compreender o que ele realmente busca. 

Uma em cada quatro pessoas admite ter dificuldades de escolher o presente de dia dos pais, de acordo com a pesquisa de tendência de consumo do Google.

Esse dado traz ao menos duas informações altamente relevantes ao lojista. A primeira é que boa parte dos consumidores estão abertos à sugestão de vendedores e ao estímulo de vitrines e mostruários. 

A segunda informação importante é que, o lojista que souber simplificar e oferecer uma solução completa para cada perfil de cliente levará vantagem com relação aos concorrentes que não souberem aproveitar essa abertura do consumidor.

Se o cliente não sabe o que comprar, cabe a você, lojista, apresentar  opções personalizadas. Treine seus vendedores, tenha uma comunicação visual atraente, monte kits personalizados e com preços atrativos, ao mesmo tempo, garanta a flexibilidade de customização de alguns kits e presentes.

Como aproveitar as compras de “última hora”?

Outra característica marcante dessa data comemorativa é que muitos clientes deixam para comprar o presente na última hora. Para o lojista de shopping isso é uma grande vantagem, pois, a concorrência de lojas on-line é menor, por conta do prazo de entrega.

 A dica é: esteja preparado para um aumento de vendas nos últimos dias que antecedem a data! Mantenha o estoque abastecido e organize o layout interno para promover uma melhor circulação de clientes na loja, favorecer o atendimento e evitar que um aumento de fluxo de pessoas atrapalhe as vendas. 

Prepare-se também para os dias seguintes ao dia dos pais, quando parte de seus clientes volta para fazer trocas. Essa é também uma excelente oportunidade de oferecer produtos ou serviços complementares. 

Pense fora da caixa

Em geral, não são os pais que compram presentes, mas sim, seus filhos e suas esposas. Essas pessoas também são potenciais clientes e, se bem trabalhadas, podem adquirir outros itens além do presente para os pais.

Para isso, o lojista precisa estar pensar em maneiras criativas para vender mais. Por exemplo, uma promoção como “Leve um presente para seu pai e ganhe um cupom de desconto para o filho!”, pode impulsionar o volume de vendas de dia dos pais da sua loja!

É importante também, ter em mente que o perfil dos pais mudou. A figura séria dos pais de antigamente dá lugar para uma diversidade de tipos de pais: os pais geeks, os hispters, tatuados, esportistas, músico, viajantes, etc. 

Vale dizer que existem famílias com dois pais, ou mesmo, famílias em que outro familiar como a avó, a tia ou a mãe, faz ao papel de um pai. 

Pense fora da caixa, abra a mente e lembre-se de que todos esses públicos estão por aí, à espera de alguém que os compreenda e ofereça soluções criativas de presentes para comemorar a data! Agora é com você!

Este texto de ajudou? Então compartilhe para que mais pessoas possam se beneficiar do dia dos pais!

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