Blog | Partage Shopping | Com você, transformando cidades e pessoas!

4 oportunidades de empreender a partir de carências do mercado

4 minutos para ler

Ao pensar em empreender, estudar as dores e demandas dos clientes é a forma mais eficiente de encontrar oportunidades. Para te ajudar nesse processo, relacionamos quatro áreas de atuação que partem de novas demandas de mercado, ou seja, de necessidades reais dos consumidores, e que ainda não estão sendo plenamente atendidas pelas empresas.

1 – Oportunidade pelos ares

O mercado de drones é um dos mais promissores da atualidade. O uso desses equipamentos para fins profissionais deve crescer vertiginosamente nos próximos anos. Só nos Estados Unidos, onde seu uso já está mais difundido, a expectativa é de triplicar o mercado até 2023.

O dado interessante é que o uso de drones para fins recreativos cresce a um ritmo mais lento do que o uso para fins comerciais e empresariais. 

Além disso, drones podem ser usados para a prestação de uma infinidade de serviços como, filmagens aéreas. monitoramento de rede elétrica, medições topográficas, vigilância etc. 

Há uma carência na prestação desse tipo de serviço, o que significa que há também uma oportunidade de empreender. Os equipamentos mais simples partem de R$ 130 e os mais sofisticados chegam facilmente a R$ 10 mil. 

2 – Alimentação alternativa

O setor de alimentação passa por uma grande transformação, pautada na demanda cada vez maior de clientes preocupados com o valor nutricional dos alimentos. 

Essa mudança atinge até mesmo grandes companhias. Basta pensarmos que as maiores fabricantes de refrigerantes, correm para encontrar fórmulas mais saudáveis para seus produtos. 

Alimentos saudáveis estão ganhando cada vez mais espaço – a previsão é de que esse segmento cresça 50%, até o fim de 2019. O destaque é para a produção e comercialização de alimentos plant based, que usam matéria-prima de origem vegetal. 

Também há espaço para empreender no ramo de clean label (rótulo limpo) e free from (produtos sem adição de ingredientes como glúten e açúcar). Há diversas empresas empreendendo neste setor, mas, o crescimento mostra que ainda há margem para novos negócios.

3 – Desenvolvimento de aplicativos

O mercado de aplicativos segue em constante expansão e anualmente novas tendências surgem para facilitar a vida dos usuários.

Nesse setor as novas oportunidades se concentram no desenvolvimento de apps de realidade aumentada, que integram a realidade física com a virtual e de inteligência artificial. 

Essas ferramentas, que até poucos anos atrás estavam restritas a grandes empresas de tecnologia, hoje estão se popularizando. No entanto, ainda é pequeno o número de empresas que incorporaram dispositivos com essas funcionalidades, o que significa que há grande potencial de crescimento nesse setor. 

4 – Impressão 3D

Você sabia que praticamente metade das empresas no Brasil pretende investir em tecnologia de impressão 3D até 2022? O uso da impressão em três dimensões ainda está em fase de descoberta no mercado, mas já é possível vislumbrar a transformação que ele poderá provocar na indústria. 

Desde a construção civil, até a robótica, são inúmeras as possibilidades de negócio nessa área. Esse é um ramo em que a oferta ainda está muito aquém da demanda, o que aumenta as chances de sucesso do empresário que souber trabalhar na área.

De modo geral, empreender nas tendências de mercado, onde ainda há pouca oferta de produtos e serviços é uma maneira de se destacar e conseguir uma parcela de consumidores que ainda não tem suas necessidades sanadas por completo. Contudo, para conseguir bons resultados é preciso estudo e entendimento da demanda e do tipo de negócio.

Gostou do texto? Então compartilhe e ajude outras pessoas a encontrarem possibilidades de empreender a partir de demandas reais do mercado.

Posts relacionados

Deixe um comentário